INFOJUS
LEGISLAÇÃO
ÚTIL
Noticias
Directores de cadeia 'ilegais' há três meses
- Categoria: Noticias
- Criado em 11-06-2013
Actualmente, os reclusos dos 49 estabelecimentos prisionais do País estão sob medidas disciplinares aplicadas por directores que já deviam ter sido substituídos. Apesar de o Ministério da Justiça garantir que “todos os seus actos” são ainda “válidos”, há quem considere que estão em “gestão ilegal”, conta hoje o Diário de Notícias (DN).
O prazo da portaria nº13/2013 de 11 de Janeiro, na qual podia ler-se que “as comissões de serviço dos directores de estabelecimento prisional e dos adjuntos de direcção cessam na data de entrada em vigor do presente diploma, mantendo-se (…) no exercício de funções em gestão corrente até à nomeação de novo titular e por um prazo máximo de 30 dias”, já foi mais que ultrapassado e os directores das 49 cadeias do País continuam a ocupar o cargo.
E, apesar de o Ministério da Justiça ter garantido que “todos os [seus] actos são válidos”, um responsável defende sob anonimato, em declarações ao DN, que “os directores ficaram em gestão durante 30 dias, após a publicação da portaria, [mas] depois disso é tudo ilegal, sublinhando que “o mais grave são as medidas disciplinares e as saídas jurisdicionais dos reclusos”.
Esta demora, explica o DN, prende-se com o facto de a ministra Paula Teixeira da Cruz não ter dado luz verde à lista de nomes apresentada, em finais de Março, pela Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, cuja avaliação ainda está a ser “finalizada” através de uma análise cuidadosa de cada currículo.
in Noticias ao Minuto | 11-06-2013