facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Mais 13 mil famílias deixaram de pagar créditos no trimestre

renda casaO número de famílias e empresas em incumprimento voltou a aumentar no primeiro trimestre, algo que não acontecia desde Junho de 2012.

O número de famílias e empresas que não conseguem pagar créditos voltou a aumentar nos primeiros três meses do ano, o que não acontecia desde Junho de 2012. Depois de na segunda metade do ano o número de clientes em incumprimento ter diminuído durante dois trimestres consecutivos, a tendência voltou agora a inverter. Num período que ficou marcado pelo forte aumento de impostos e o consequente menor rendimento disponível das famílias, 13.355 novos clientes particulares deixaram de pagar créditos, para um total de 692.603 famílias com prestações em atraso. Já o número de empresas em incumprimento nunca foi tão elevado: são 67.571, mais 2.560 empresas do que em Dezembro de 2012.

De lembrar que, tanto a Assembleia da República como o Banco de Portugal emitiram recentemente legislação no sentido de travar o incumprimento bancário, tanto de empresas como de famílias. Os bancos estão assim obrigados, desde o início do ano, não só a apresentarem soluções de pagamento acessíveis aos seus clientes, como a detectarem precocemente situações de risco. Medidas que, atendendo aos dados ontem divulgados pela Central de Responsabilidades de Crédito, estão a ser insuficientes para estancar as novas entradas em incumprimento dos clientes bancários.

in Económico | 08-05-2013 | Marta Marques Silva

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro