facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Famílias não conseguem pagar créditos abaixo de mil euros

sem dinheiroO número de famílias em incumprimento caiu no último trimestre, mas tornou-se mais difícil cumprir montantes reduzidos.

No segundo trimestre de 2013, o número de famílias em situação de incumprimento caiu pela primeira vez no ano. De acordo com dados estatísticos divulgados ontem pelo Banco de Portugal, no final de Junho 687,4 mil famílias não conseguiam pagar os seus empréstimos há mais de três meses, abaixo das 691,9 que se verificava no primeiro trimestre. Isto significa que entre Abril e Junho, 4.454 clientes particulares conseguiram regularizar os seus créditos.

A redução do número de famílias em incumprimento ocorreu tanto no crédito à habitação como no crédito ao consumo. Mas a redução foi notória sobretudo no crédito à habitação, sendo que 809 do total de 147 mil famílias que estavam em incumprimento no final do primeiro trimestre conseguiram regularizar o seu crédito à habitação até ao final de Junho. No caso do crédito ao consumo, apesar de 1.203 famílias também terem deixado de estar em situação de incumprimento no segundo trimestre, este número representa uma parcela muito menos significativa face ao total de 630,8 mil famílias que, no final do primeiro trimestre não conseguiam pagar o crédito ao consumo.

in Económico | 07-08-2013 | Catarina Melo

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro