INFOJUS
LEGISLAÇÃO
ÚTIL
Noticias
Simulador indica valor das rendas de inquilinos com carência económica
- Categoria: Noticias
- Criado em 15-07-2013
Documento dá acesso ao período transitório de cinco anos, em que a subida do valor das rendas é mais suave.
O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disponibilizou, na sua página da Internet, um simulador para o cálculo da renda, segundo os pedidos de carência económica, cuja certificação começou esta segunda-feira a ser emitida pelas Finanças.
- simulador permite calcular o valor da renda a aplicar e os montantes retroactivos relativos ao tempo de espera da emissão do comprovativo do RABC e mapa de pagamentos.
A autoridade tributária iniciou hoje a emissão do comprovativo do rendimento anual bruto corrigido (RABC) e, assim, os senhorios podem concluir o processo de negociação do valor da renda.
O pedido de RABC suspende o processo de actualização do valor de rendas e, quando é provado, fixa tectos máximos para essas actualizações.
Os tectos podem ser de 10% para rendimentos das famílias até 500 euros mensais, de 17% para agregados com rendimentos até 1.500 euros e de 25% até 2.829 euros.
A 26 de Junho, a Comissão Europeia, no âmbito de uma avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira, admitia que a actualização das rendas, prevista na reforma do arrendamento, podia ser "mais lenta do que o esperado" devido a atrasos na informação dos rendimentos dos inquilinos.
in RRenascença | 15-07-2013