facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Criadas novas categorias de crimes

leisFurto de animais, furto de combustível e até furto de máquinas agrícolas. Estes são três dos oito crimes que vão passar a ser contabilizados de forma autónoma pelas forças de segurança e divulgados já no próximo relatório de segurança interna, relativo a 2012.

Fonte oficial do gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Antero Luís, adiantou ao SOL que o grupo para o estudo das estatísticas, que funciona neste organismo, analisou vários tipos de crimes que até agora eram incluídos numa rubrica residual denominada ‘outros furtos’ e decidiu «autonomizar» alguns.

Assim, foram criadas oito novas notações criminais: furto de animais; furto em residência sem arrombamento, escalamento ou chave falsa; furto em área anexa a residências (garagens, por exemplo); furto de metais não preciosos (caso do cobre); furto de combustível em depósitos, máquinas agrícolas ou industriais; furto de máquinas agrícolas ou industriais; furto em edifício comercial ou industrial sem arrombamento, escalamento ou chave falsa; e furto de oportunidade/objectos não guardados (por exemplo, uma pessoa que se esquece do casaco ou do telemóvel na mesa do café e, quando volta ao local, os objectos desapareceram porque foram furtados).

Com esta alteração, pretende-se obter «informação mais rigorosa sobre a criminalidade praticada a nível nacional» – explicou a mesma fonte oficial do SSI. A mesma metodologia já tinha sido aplicada a alguns roubos, como, por exemplo, os assaltos a ourivesarias e a distribuidores de tabaco.

Por conhecer, no entanto, vai continuar a evolução dos furtos a caixas Multibanco com recurso a explosivos, apesar de ser um dos crimes que não têm parado de aumentar nos últimos dois anos, gerando forte alarme social. Estes casos vão continuar diluídos na categoria de ‘outros furtos’.

in SOL | 20-02-2013 | Sónia Graça

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro